A educação deve ir além das salas de aula, razão pela qual os passeios pedagógicos são parte fundamental do nosso método de ensino, complementando a teoria com experiências práticas e enriquecedoras. Esses momentos fora da escola não só ajudam a ampliar o conhecimento cultural dos alunos, como também fortalecem sua socialização, tornando-os mais preparados para o futuro.
Um exemplo claro dessa abordagem foi a visita ao Museu Sabina, em Santo André, em maio deste ano. No passeio, nossos alunos do Ensino Fundamental I tiveram a oportunidade de vivenciar conceitos de ciência e tecnologia de maneira prática e interativa. Atividades como essas despertam a curiosidade e a paixão pelo aprendizado, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades sociais por meio do trabalho em grupo e da troca de ideias. Vale destacar que essa e uma boa parte de outras saídas pedagógicas, fazem parte dos projetos Unesco no Centro de Estudos Júlio Verne.
Aos alunos do Fundamental e do Ensino Médio, organizamos em junho uma ida ao Museu da Língua Portuguesa e o MIS (Museu da Imagem e do Som). Esses ambientes culturais expandem os horizontes dos jovens, oferecendo contato direto com a história da nossa língua e as diversas expressões artísticas. Além disso, promovem uma imersão que vai além do conteúdo teórico, estimulando o pensamento crítico e criativo dos estudantes.
Outro destaque no nosso calendário realizado no primeiro semestre foi a visita dos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio à Universidade de São Caetano, onde puderam conhecer diferentes cursos e carreiras. Esse tipo de atividade é interessante para os jovens que estão prestes a decidir sobre suas futuras profissões. Ao vivenciarem o ambiente acadêmico, se sentem mais seguros e orientados para tomar decisões importantes em relação ao um futuro tão próximo.
Também tivemos uma experiência encantadora no Museu Catavento com as crianças da Educação Infantil. De tão expressiva, repetiremos a atividade em mais um passeio neste ano. Esse espaço, voltado para o público infantil, possibilita que os pequenos explorem o mundo da ciência e do conhecimento de forma lúdica e divertida, o que é essencial para desenvolver desde cedo o amor pelo aprendizado.
Ainda para este ano, continuaremos com a nossa missão de proporcionar momentos únicos aos nossos alunos, com novas atividades pedagógicas já programadas. E para celebrar o Dia das Crianças, planejamos passeios lúdicos e interativos, que além de serem extremamente divertidos, promovem a socialização e fortalecem os laços entre os colegas, ajudando na formação de crianças mais felizes e seguras.
Todos esses passeios, sejam eles mais interativos ou até mesmo contemplativos, têm um papel essencial na formação dos nossos alunos, pois reforçam o que é ensinado em sala de aula e integram os conteúdos de forma prática. Além disso, servem como suporte para os projetos de iniciação científica que realizamos anualmente. Em um movimento inverso, é a vez de os alunos se tornarem os protagonistas e anfitriões, apresentando seus projetos a visitantes externos, mostrando o que aprenderam e como aplicaram esses conhecimentos.
Por meio dessa tríade – teoria, atividades no colégio e passeios pedagógicos – o Centro de Estudos Júlio Verne segue sua missão de formar cidadãos cultos, preparados e socialmente integrados. Oferecemos a nossos alunos uma educação completa, equilibrando aprendizado teórico, vivências culturais e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Tudo isso resulta em crianças e jovens mais preparados para transformar o mundo de maneira positiva e consciente.
(Na imagem: Passeio realizado com os alunos do Ensino Fundamental I no Cinedome de Santo André)