Essa parceria do TED-Ed no Centro de Estudos Júlio Verne é uma prova de que a educação pode ser muito mais do que a transmissão de conteúdos. É sobre inspirar os alunos a explorarem o desconhecido, conectarem-se com o mundo ao seu redor, compartilhando histórias que podem transformar perspectivas.

Como o modelo TED-Ed transforma a educação e o desenvolvimento dos alunos?

O que a hemofilia tem a ver com a Revolução Russa? Parece um tema inusitado, mas foi exatamente essa conexão que a aluna Bárbara Luísa, do 1º ano do Ensino Médio abordou em sua apresentação no modelo TED-Ed Clubs do Centro de Estudos Júlio Verne

Durante sua exposição, ela explicou como a doença de Alexei Romanov, filho da rainha Alexandra e do czar Nicolau II, influenciou decisões políticas e sociais na Rússia. Alexei, hemofílico, dependia dos cuidados de Rasputin, figura controversa que ganhou poder e influência no governo. A insatisfação popular com essa proximidade foi um dos elementos que alimentaram o descontentamento que culminou na Revolução Russa. Além disso, Bárbara explorou aspectos modernos relacionados ao tratamento, bem-estar emocional e os desafios do preconceito enfrentados por pessoas com essa condição.

Esse é apenas um dos exemplos de como o programa TED-Ed transforma o aprendizado em uma experiência rica e significativa para os alunos do Fundamental II e Ensino Médio. Mais do que um simples trabalho de apresentações, essa é uma plataforma que incentiva o pensamento crítico, a criatividade e a comunicação, habilidades essenciais para o mundo atual. 

Os estudantes são incentivados a explorar assuntos que vão além dos currículos tradicionais, conectando conhecimentos a questões globais e contextos pessoais. Eles desenvolvem projetos sobre temas de sua escolha, promovendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também a confiança para se expressar e compartilhar ideias de maneira impactante.

Esse projeto culmina com uma apresentação, na qual os alunos compartilham suas descobertas e reflexões. Essas apresentações revelam o poder da escolha temática e da autonomia no aprendizado, permitindo que os jovens se tornem protagonistas de sua educação.

Neste ano, temas variados surgiram nas apresentações. A aluna Carolina Teixeira (7º Ano/ Fundamental II) trouxe à tona uma análise das dificuldades enfrentadas pelos habitantes da Ilha de Marajó, destacando as investigações do Ministério Público sobre a exploração dessa população vulnerável. 

A história de Napoleão Bonaparte foi o tema da aluna Júlia Moretti (7º B/ Fundamental). Sara Magalhães (9º Ano/ Fundamental II)) mergulhou nas mudanças hormonais na adolescência, enquanto Maria Eduarda (2º Ano/ Médio) abordou a história do 14 Bis, mostrando a genialidade de Santos Dumont. Arthur Gomes (6º Ano/ Fundamental II) explorou o universo do Lego. Sua colega de sala, a aluna Antônia Honório levou todos a refletirem sobre a possibilidade de vida fora da Terra, unindo ciência e imaginação.

Uma apresentação que também marcou o evento foi a do aluno Igor Manuel (1º Ano/ Médio) que discutiu o ciclo de vida e morte das estrelas. Com profundidade e sensibilidade, ele fez uma analogia entre a vida humana e o destino das estrelas. Encerrando sua fala, destacou: As estrelas nascem, crescem e morrem como todos nós. A nossa diferença para uma estrela é como vivemos. Então, viva da melhor maneira, para que sua vida não passe de qualquer forma e não seja apenas uma estrela que sucumbe a uma imensidão do universo”.

Essa parceria do TED-Ed no Centro de Estudos Júlio Verne é uma prova de que a educação pode ser muito mais do que a transmissão de conteúdos. É sobre inspirar os alunos a explorarem o desconhecido, conectarem-se com o mundo ao seu redor, compartilhando histórias que podem transformar perspectivas. 

Esse é um aprendizado que fica não apenas para quem participa, mas também para todos que têm a oportunidade de assistir a essas apresentações.

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