Patrimônio Intelectual do Centro de Estudos Júlio Verne
Responsável: Alexandre Medeiros – Diretor Acadêmico do Centro de Estudos Júlio Verne – Currículo Lattes
Produção disponível na biblioteca digital
1) Filosofia de Ensino Humanista e Humanitária: Por uma pedagogia da felicidade humana; International Studies on Law and Education Vol. 49 – jan-abr 2025; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo: CEMOrOc-Feusp, 2025
2) Metodologia para uma educação humanista e humanitária: caminhos possíveis | Publicação: Movimentos Docentes – UNIFESP (V&V Editora).
3) A Rosa Mística: Por uma mística do cotidiano, da arte, da beleza e da Rosa.
4) A Vereda Divina: uma viagem através da linguagem religiosa do Sertão rosiano.
5) Festa na Capela: o Deus Ludens e o personagem Manuelzão de João Guimarães Rosa.
6) Riobaldo Filósofo: uma análise do discurso do personagem de Guimarães Rosa, a partir de Josef Pieper.
7) Semiótica da Cultura: A Semiosfera de Yuri Lotman aplicada ao universo do personagem Miguilim de João Guimarães Rosa.
8) Formação, Humanismo e Cidadania na escola – um olhar crítico sobre os modelos educacionais da Região do ABCD Paulista.
9) Uma análise filosófica de “A hora e vez de Augusto Matraga”: Josef Pieper em diálogo com Schleiermacher e Rudolf Otto.
10) Religiões e (des)caminhos.
11) Seitas, Líder e Identidade.
12) Immunization.
13) Seitas ou Novos Movimentos Religiosos: uma escolha metodológica.
14) Milerismo.
15) Estilo de Vida e Conduta Cristã”: reconfigurando o discurso do líder carismático.
16) Programming: o impacto do discurso do líder carismático.
17) Grande Sertão: Guimarães Rosa e pistas-veredas para a educação.
18) Recuperando uma Teologia da Criação.
19) Tipos de David Keirsey na escola – um roteiro de pesquisas
20) Paulo Ferreira da Cunha: um manifesto pelo sonho.
21) PSICOLOGIA & EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA O SISTEMA EDUCACIONAL À LUZ DOS TIPOS PSICOLÓGICOS DE DAVID KEIRSEY (Publicação nos Anais do I Encontro Nacional Movimentos Docentes da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – Vol I: Pag. 32-38)
22) Estudos keirseyianos nas revistas do Cemoroc: 2017-2021
23) Vinte e tantos livros Cemoroc disponíveis on-line
24) Modelo Educacional Excludente: caminhos de uma metodologia sem o humano | Publicação Movimentos Docentes: Confluências na Educação – UNIFESP (V&V Editora)
25) Pandemia de Covid-19 & Educação Digital: Tecnologia, Planejamento e Método | Publicação V&V Editora (Medeiros, A; Dias, Lígia)
26) Tipos de David Keirsey na escola – um roteiro de pesquisas | Publicação Revista Científica CONVENIT INTERNACIONAL (USP)
27) Galeria de tipos SJ e SP de Keirsey (em revistas do Cemoroc) – Parte I: os 4 tipos SP
28) Galeria de tipos SJ e SP de Keirsey (em revistas do Cemoroc) – Parte II: os 4 tipos SJ
29) “Tipos e Estereótipos: uma análise keirseyiana da escola, seu quotidiano e seus problemas (a partir de filmes, séries, tv & Cia.)” Publicação na Revista Internacional d’Humanitats da USP & Universidade de Barcelona.
30) Tipos Psicológicos & Educação: Teoria dos Temperamentos a partir do diálogo entre David Keirsey e Neil deGrasse Tyson (Publicação nos Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes 2021 – UNIFESP/SEPAD/PRATIC – ISBN: 978-65-88471-27-2 & DOI: 10.47247/VV/MD/88471.27-2 – Volume I – páginas 20 até 30) Universidade Federal do Estado de São Paulo
31)David Keirsey – uma análise dos Tipos ESFP e ISFP, a partir de personagens ficcionais de filmes e séries televisivas, (ISBN 978-65-00-35494-2) São Paulo: Cemoroc, 2022
32) Metodologia Humanista e Humanitária: descrição do projeto Cidade Educadora como práxis educativa – Páginas 43 – 50 (ISBN 978-65-00-35880-3), CEMOROC/FEUSP, 2022
33) A Semiótica de Roland Barthes: Revelando a Linguagem de Dão – Lalalão de João Guimarães Rosa – (doi.org/10.47247/VV/MR/88471.25.8.3) Páginas 94 até 118; In: ROSALEN, Marilena (org.); VIESBA, Everton (org.). Movimentos Docentes: vivências e reflexões da última década, Diadema/SP: V&V Editora, 2021.
34) Paulo Freire: Educação, liberdade e a sedução da esperança (p. 13 – 27), In: MEDEIROS, A; ROSALEN, M; VIESBA, E. Paulo Freire: Por uma educação transformadora (ISBN: 978-65-88471-24-1), Diadema/SP: Editora V&V e Movimentos Docentes – UNIFESP, 2021
35) Cemoroc-Feusp XXV anos de revistas acadêmicas do Cemoroc: coleção de livros comemorativos (Alexandre Medeiros; Enio Starosky) – ISSN 1517-6975 – Revista Convenit Internacional – USP – Vol. 40, 2022
36) METODOLOGIA DE ENSINO HUMANISTA E HUMANITÁRIA: CIDADE, ARTE, AMOR E CONHECIMENTO NA HUMANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCACIONAL (publicação nos Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes 2022 -UNIFESP/SEPAD/PRATIC – ISBN: 978-65-88471-73-9 | DOI: 10.47247/CMD/88471.73.9 – Volume I – Páginas 463 – 483) – Universidade Federal do Estado de São Paulo
37) Evangelii gaudium e libertação: opção preferencial pelos pobres
v. 12 n. 20 (2024)- Caminhos de Diálogo – Revista Brasileira de Diálogo Ecumênico e Inter-religioso, PUC-PR, ano 12, número 20, janeiro a junho de 2024
38) Psicologia da Religião e Educação
(p. 14-34) In: Movimentos Docentes: construindo pontes entre saberes, práticas e continentes. ROSALEN, M (org.) – ISBN 978-65-6063-023-9 DOI 10.47247/MR/6063.023.9 – UNIFESP & VeV Editora, 2023.
39) Método de Ensino do Centro de Estudos Júlio Verne | UNESCO. Metodologia Humanista e Humanitária: uma proposta de Ensino. (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP e Universidade do Porto – Portugal).
Disponíveis na Biblioteca Digital da USP:
Saiba mais
Produção Impressa não disponível em formato digital apenas em Livrarias ou Jornais impressos.
1) Livro: MEDEIROS, A. ; RIBEIRO, C. O. . Contemplação como Ferramenta de Profanação: uma atitude contra a santidade. In: Claudio de Oliveira Ribeiro (org.). (Org.). Giorgio Agamben em Foco. 1ed.Curitiba/PR – Brasília/DF: Editora PRISMAS & CNPQ, 2017, v. , p. 181-196.
2) Jornal: MEDEIROS, A. . Poesia com Tintas. Diário Regional de Diadema, Diadema/SP, p. Página 6 – Página 6, 19 ago. 2016.
3) Jornal: MEDEIROS, A. . Extremismo religioso e cultural. Diário Regional de Diadema, Diadema/SP, p. 6 – 6, 18 nov. 2015
4) Livro: MEDEIROS, A. Metodologia para uma educação humanista e humanitária: caminhos possíveis In: Marilena Rosalen (org.). Movimentos Docentes: experiências, vivências e histórias. 1ed. Diadema/SP: V&V Editora, 2020, v.I, p. 14-41
5) MEDEIROS, Alexandre. Modelo Educacional Excludente: caminhos de uma metodologia sem o humano. In: ROSALEN, M.; CAROLEI, P. Movimentos Docentes: Confluências na Educação. Coleção Comunidade Movimentos Docentes. Diadema: V&V Editora, 2020 (UNIFESP) Cap. 2 – Páginas: 67 – 90
6) MEDEIROS; Alexandre; DIAS, Lígia. Pandemia de Covid-19 & Educação Digital: Tecnologia, Planejamento e Método – In: BORGES, R. C. (Org.) Educação a Distância e Ensino Remoto: Multifacetas e realidades das práticas docentes. Coleção EaD e Ensino Remoto. Diadema: V&V Editora, 2021 (Cap. 4 – páginas: 65 – 75)
7) Livro: MEDEIROS, Alexandre & LAUAND, Jean (org.). Estudos Keirseryianos no CEMOROC, (ISBN: 978-65-00-34347-2), São Paulo: Edições CEMOROC/FEUSP, 2022
8) Capítulo em Livro: MEDEIROS, Alexandre. Tipos Psicológicos e Educação: Teoria dos Temperamentos a partir do diálogo entre David Keirsey e Neil DeGrasse Tyson, p. 69 – 78, In: STAROSKY, Enio & LAUAND, Jean. Estudos Keirseyianos no CEMOROC Vol. II, (ISBN: 978-65-00-34648-0), São Paulo: Edições CEMOROC/FEUSP, 2022
9) Livro: MEDEIROS, Alexandre; STAROSKY, Enio; LAUAND, Jean (org.). CEMOROC Educação – SCRIPTA VARIA, (ISBN: 978-65-00-35083-8), São Paulo: Edições CEMOROC/FEUSP, 2022
10) Capítulo em Livro: MEDEIROS, Alexandre. David Keirsey – uma análise dos Tipos ESFP e ISFP, a partir de personagens ficcionais de filmes e séries televisivas, In: Hirose, Chie; Lauand, Jean (Org.) Estudos Keirseyianos no Cemoroc – volume 3; (ISBN 978-65-00-35494-2) São Paulo: Cemoroc, 2022
11) Livro: Medeiros, Alexandre; Starosky, Enio; Lauand, Jean (Org.) Cemoroc: Signatures vol I; (ISBN 978-65-00-35879-7), São Paulo: Cemoroc/FEUSP, 2022
12) Livro: Medeiros, Alexandre; Starosky, Enio; Lauand, Jean (Org.) Cemoroc: Signatures vol. 2; (ISBN 978-65-00-35880-3) São Paulo: Cemoroc/FEUSP, 2022
13) Capítulo em livro: A Semiótica de Roland Barthes: Revelando a Linguagem de Dão – Lalalão de João Guimarães Rosa – (doi.org/10.47247/VV/MR/88471.25.8.3) Páginas 94 até 118; In: ROSALEN, Marilena (org.); VIESBA, Everton (org.). Movimentos Docentes: vivências e reflexões da última década, Diadema/SP: V&V Editora, 2021.
14) Livro: MEDEIROS, A; ROSALEN, M; VIESBA, E. Paulo Freire: Por uma educação transformadora, (ISBN: 978-65-88471-24-1), Diadema/SP: Editora V&V e Movimentos Docentes – UNIFESP, 2021
15) Livro: LAUAND, Jean (org.); MEDEIROS, Alexandre; STAROSKY, Enio. Pesquisadores Cemoroc – volume I: Alexandre Medeiros & Enio Starosky (artigos do Pós-doutorado-Feusp e do Doutorado-Umesp), (ISBN 978-65-00-50317-3), São Paulo: Edições CEMOROC/FEUSP, 2022
16) Livro: ROSALEN, M.; VIESBA, E.; AZZALIS, L.; CRUZ, A.; MEDEIROS, A. (Org.) Os ODS entre a Universidade e a Escola: Ensaios crítico-reflexivos de professores em formação. Santo André: V&V Editora, 2024.