Ensino Fundamental I
As primeiras letras: a base de uma educação de qualidade está nos primeiros anos do processo de ensino- -aprendizagem. Compreender as necessidades de uma criança e saber que elas vão além dos livros é o primeiro passo para que isso ocorra. É preciso antes de tudo encantá-la pelo saber. O “cozinheiro/professor”, como dizia Rubens Alves, deve preparar a comida mais saborosa, usando os melhores temperos, pois assim não há como resistir ao sabor do conhecimento.
Os sonhos: a criança sonha em aprender e este sonhar não pode ser inibido com a falta de descoberta e sem a presença do amor. Cada aula, cada dia dentro da escola precisa ser uma porta aberta para o futuro, para o inimaginável. O professor? Este será apenas o condutor desta jornada, mostrando as inúmeras possibilidades e cultivando o protagonismo que é um dos principais pilares da nova BNCC.
Plantar o futuro: amar o que se aprende é primordial, admirar o saber, suspirar a cada descobrimento, porque desta forma o conhecimento ficará marcado, eternizado. Como disse Adélia Prado “o que a memória ama, fica eterno”. O que é fundamental ao ensino? É o amor do ensinante e o amor do aprendente.
Lista de materiais: