Nos últimos meses, muito tem se discutido sobre a utilização de celulares pelos alunos nas escolas. Embora a tecnologia seja uma ferramenta poderosa, seu uso inadequado pode prejudicar o aprendizado, dificultar a interação social e comprometer o desenvolvimento integral dos estudantes.
Diversos estudos reforçam os impactos negativos do uso indiscriminado desses aparelhos nas instituições educacionais. Segundo o Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023, divulgado pela UNESCO, o dispositivo móvel pode ser uma fonte de distração, afetando a concentração e a qualidade da aprendizagem. Além disso, o documento destaca que o uso excessivo pode interferir na interação entre estudantes e professores, prejudicando também o desempenho acadêmico.
Esses impactos têm levado países como França, Itália, Finlândia e Estados Unidos a adotarem legislações que restringem o uso de celulares em escolas.
Medidas nacionais
Em dezembro de 2024, foi sancionada uma Lei no estado de São Paulo que proíbe o uso de celulares em salas de aula, bem como durante os intervalos e recreios. A iniciativa visa reforçar a concentração e o foco no aprendizado e deve ser colocada em prática neste ano em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas.
A legislação prevê exceções para atividades pedagógicas autorizadas pelas escolas, permitindo que a tecnologia seja utilizada de forma planejada e consciente. Essa preocupação agora se estende a todo o território nacional, isso porque, em janeiro deste ano, também foi aprovada outra Lei, essa de âmbito federal, com o mesmo teor de proibição, sendo aplicada em todas as escolas do país.
Adequação do Centro de Estudos Júlio Verne
Diante dessas mudanças, o Centro de Estudos Júlio Verne está comprometido em adaptar suas práticas para estar em conformidade com as novas normas. Nossa prioridade é equilibrar o uso responsável da tecnologia com a promoção de um ambiente escolar saudável e produtivo.
Reconhecemos a importância da comunicação entre alunos e suas famílias, e, por isso, implementaremos alternativas que garantam que pais e responsáveis possam entrar em contato com a escola ou com seus filhos sempre que necessário, mantendo o equilíbrio entre as exigências da lei e a preservação do aprendizado e da convivência no ambiente escolar.
“Adaptação, conscientização e respeito são essenciais no ambiente escolar. Essas mudanças necessárias, com o tempo, trarão os bons resultados que todos desejamos: pais, professores e alunos” – Alexandre Medeiros, diretor acadêmico do Centro de Estudos Júlio Verne.
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